quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Senhora...Senhora!

Textículo



Logo, nós somos o chão. Nós somos as estrelas. Somos o espaço e o tempo. E a vida consciente talvez seja o Universo se olhando no espelho, e descobrindo que ele próprio é um indivíduo.

Muito além de Marte: na pior das hipóteses, existe vida em dez trilhões de planetas. E isso não é o mais importante

POR  ATUALIZADO EM 29/09/2015

Star child from 2001
Um bebê recém-nascido não sabe que é um indivíduo. Acha que ele e a mãe formam uma entidade única. Talvez ache até que ele, a mãe e o mundo sejam uma coisa só.
Mas antes de seguir com esse raciocínio, queria passar a palavra para alguém mais qualificado que eu, o Richard Dawkins. “Vamos imaginar que o surgimento de vida em algum planeta seja algo estupidamente improvável”, ele me disse numa entrevista recente. “Mais improvável até do que você tirar uma quadra de ases num jogo de cartas, e todo mundo na mesa também sair com quadras. Mas sabe de uma coisa? Mesmo se a vida for algo tão difícil de acontecer, ainda assim ela seria abundante no Universo”.
Dawkins, professor emérito de biologia em Oxford e reformulador do darwinismo, entende de vida. Mas nem ele nem ninguém tem como dizer se o fenômeno é corriqueiro no Cosmos ou se não, se trata-se de algo raríssimo, que só aconteceu na Terra, ou, dando uma chance ao acaso, que só apareceu em um a cada um bilhão de planetas Cosmos afora.
Um em um bilhão parece pouco. Só que é menos ainda. A probabilidade de você morrer atingido por um raio é de uma em 2 milhões. A de ganhar na Mega-Sena, uma em 50 milhões. Em outras palavras, uma chance em um bilhão é basicamente sinônimo de “impossível”.
Mas isso aqui na Terra. Porque no céu a história é outra. É que, se um em um bilhão é algo menor do que parece, o espaço sideral é maior. Bem maior do que parece. As estimativas mais humildes indicam que existem 10 trilhões de bilhões de estrelas no Universo observável (ou 1022 , o número 1 seguido de 22 zeros, caso você prefira uma notação mais científica). Um mundo assim, com 10.000.000.000.000.000.000.000 de sóis, destrói qualquer estatística. Assim: se a vida surgiu em um único planeta por sistema solar (como parece ter sido o caso neste sistema solar aqui), e só um em cada bilhão de sistemas solares teve essa sorte, existiriam dez trilhões de planetas com vida.
Mais: se entre esses supostos planetas com vida só um em um milhão abrigar seres inteligentes, teríamos dez milhões de civilizaçõessobre as nossas cabeças. Como o Dawkins mesmo disse naquela entrevista: “Nossos cérebros não sabem lidar com grandezas na ordem de bilhões e bilhões”.
Mas tem outra coisa com a qual o nosso cérebro não sabe lidar: o próprio conceito de “vida”. Por instinto, nós teimamos em achar que somos entidades à parte no Universo. Que nós estamos aqui, e o Universo está “lá fora”. E aí que a gente volta aos bebês do primeiro parágrafo. Nos primeiros meses de vida, passamos a entender que somos indivíduos, entidades únicas, apartadas das nossas mães, e do mundo, e do Universo.
Ilusão. Os átomos que formam o seu corpo sempre estiveram aqui na Terra. E vão continuar por aqui, independentemente do que você faça com eles até o dia que o seu coração parar de bater. O autor do Gênesis traduziu bem essa ideia, na cena em que Deus diz a Adão que ele terá de trabalhar pesado, e suar para que a terra produza algum alimento “até que você, Adão, volte para a terra, pois do pó você foi feito, e em pó irá se transformar” (Gen. 3:19). Três mil anos depois, o astrônomo britânico Martin Rees refinou o raciocínio. Diante da descoberta de que todos os átomos mais complexos que o hidrogênio e o hélio foram forjados no interior de estrelas, ele escreveu que “somos todos, literalmente, cinzas de estrelas mortas há muito tempo”.
Logo, nós somos o chão. Nós somos as estrelas. Somos o espaço e o tempo. E a vida consciente talvez seja o Universo se olhando no espelho, e descobrindo que ele próprio é um indivíduo.

Meme do Momento


Quem nunca?
Porém, alguns servidores públicos (como sempre) elevaram a sacanagem a um nível além, batendo o cartão e indo embora. Não que isso seja novidade, até aí já vimos diversas reportagens sobre o assunto, o problema é que dessa vez tivemos o nascimento de uma nova celebridade da internet: A Senhora<3 strong="">
Tudo aconteceu na Assembléia Legislativa de Goiás (Alego), onde servidores foram flagrados batendo ponto e indo embora logo em seguida, em Goiânia. Mesmo não trabalhando, eles continuam recebendo salários que chegam quase a R$ 10 mil!
Viu, por isso sua mãe te falava: Vai estudar pra fazer concurso!
A reportagem da TV Anhanguera foi averiguar o caso, nisso encontraram a senhora Edinair Maria dos Santos Moraes, que foi flagrada durante três dias registrando a presença na Alego, mas saía sem trabalhar.
Em um dos dias em que saiu para dar um rolê no horário em que deveria estar trabalhando, a reportagem abordou a senhora Edinair, resultado…

.
Claro que a senhora ganhou memes, títulos como “Maratonista de Goiânia”, redublagens e tudo mais que a internet tem disponível <3 p="">
fabio
.
senhora 4
.
senhora 5
.
tá com vc
Isso daria um filme:
corra senhora
Corrrrrrreeeeeeeeee, Edi, corrreee!
.
Moral da História:
CAPA senhora

LEDTetris 




Geladeira Geek



- Mãe, eu queeeerrooooooo!


Gamemaníacos entenderão...


Cinismo Ilustrado - Traduzido dessa vez =)



Como eu me sinto quando...

…tô atolado(a) de coisa pra fazer mas mesmo assim aceito um convite pra sair.


…tô tentando fazer meu gato imitar esses gatos que eu vejo na internet.


…me empolgo em uma loja e quando chego no caixa vejo o preço total das peças.




…alguém consegue alguma coisa que eu queria muito.

imageimage


…vendo as fotos dos outros da super lua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...