quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Como eu me sinto quando... Tiro um dia da semana pra ter um almoço gordo.

Divulgação de Evento


Estagiários do 



"Não rodoviário"

e do


convidam para:



Funcionários, ex-funcionários, estagiários e ex-estagiários desta indústria vital, agregados e leitores das PPA's  : Estão todos convidados! 


Pense na batida mentalmente: Tun tu dun tun dun tun dun...


Zagallo, tetracampeão, sobre o evento:






Divulgar evento no "Feice?" É chato, brega e só irrita seus amigos com notificações. A onda é divulgar na PPA! (SQN) =)



Falando em Onda...Tsunaminho






Ma Oeee!


silvio



PPA também é Cultura!






Música mais tocada no Brasil, "Parabéns a Você" é cantada errado

Felipe Branco Cruz
Do UOL, em São Paulo



 

  • Arquivo pessoal
    Bertha Celeste Homem de Mello, compositora de "Parabéns a Você"
    Bertha Celeste Homem de Mello, compositora de "Parabéns a Você"
No barzinho, o cantor interrompe o show para puxar um animado "Parabéns a Você", a pedido do grupo de fregueses que foi beber cerveja para celebrar o aniversário de um amigo. Cada vez que isso é registrado pelo Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição), a herdeira de Bertha Celeste Homem de Mello, morta em 1999, aos 97 anos, recebe os direitos autorais. Em 2014, não foi diferente. A tradicional canção foi a obra mais executada em estabelecimentos com música ao vivo, de acordo com dados do órgão. 
No entanto, Bertha nunca ficou feliz com a forma que os brasileiros cantam os versos da música. "Minha avó ficava brava quando cantavam a música errado. É 'parabéns a você' e não 'pra você' e 'muita felicidade' e não 'muitas felicidades'", explica Eliana. "Minha avó dizia que a felicidade é uma só. Não há plural. Mas a música ganhou vida própria", diz a neta da autora, Eliana Homem de Mello Prado, 54.
O valor arrecadado com a música de aniversário, no entanto, não é alto. Embora não revele quanto ganha, Eliana diz que o dinheiro é todo usado para custear o tratamento de saúde de sua mãe, Lorice, 84 anos, filha de Bertha. Eliana é dona de uma loja de perfumaria e cosméticos em Jacareí, no Vale do Paraíba (SP). "É impossível ir a qualquer aniversário e não me lembrar da minha avó. É sempre emocionante", diz por telefone ao UOL.
Reprodução/Facebook
Eliana Homem de Mello Prado, neta da compositora de "Parabéns a Você"
Como a canção "Parabéns a Você" tem autoria registrada, cada vez que ela é executada publicamente, os direitos autorais têm de ser pagos ao Ecad, que repassa parte do valor ao compositor. Dentro de casa, em uma festa particular, a quantia não precisa ser recolhida. Mas é muito comum a música ser tocada em barzinhos, desbancando clássicos da voz e violão como "Se", de Djavan (9º lugar) e "Garota de Ipanema", de Tom Jobim e Vinícius de Moraes (12º lugar). Veja abaixo o ranking completo.
A versão original da música, "Happy Birthday to You", foi composta em 1875 nos Estados Unidos pelas irmãs Mildred e Patrícia Hill, de Louisville, no Estado do Kentucky. Em 1942, um apresentador da Rádio Tupi, do Rio de Janeiro, promoveu um concurso para escolher a melhor letra em português para a canção. Bertha, que morava em Pindamonhangaba (a 145 km da capital paulista) e usou o pseudônimo Léa Magalhães, ganhou entre 5 mil inscritos. Lorice recebe 16,66% de tudo que é arrecadado. O restante é dividido entre a editora da música, Warner Chappel, e as herdeiras das autoras americanas.
Cantar o "Parabéns a Você" na televisão não é um bom negócio para artistas, apresentadores ou executivos das emissoras, já que o valor a ser pago ao Ecad depende do tamanho da audiência. Portanto, para arrecadar esse valor, é comum entre artistas cantar a sua própria versão da música de aniversário. E são inúmeros os casos. Xuxa ("Parabéns da Xuxa"), Angélica ("Parabéns da Angélica"), Beatles ("Birthday"), Stevie Wonder ("Happy Birthday"), Elvis ("Happy Birthday Song"), Madonna ("B-Day Song"), Katy Perry ("Birthday"), apenas para citar alguns artistas de diversas áreas e estilos diferentes.
É claro que, para Eliana, a versão favorita é a composta por sua avó. Fora essa, a outra versão de que mais gosta é uma católica, entoada todo domingo na missa das crianças na paróquia de Jacareí. "Parabéns a você, é a minha alma que diz. Deus te ampare e proteja e te faça feliz. Que Jesus lá do céu não esqueça de ti. E que no próximo ano estejamos aqui", dizem os versos, que, segundo a neta da compositora, foram criados por um padre da cidade há muitos anos.
"Minha avó sempre se emocionava quando ouvia 'Parabéns a Você'. Ela ficou especialmente sentida quando ouviu a versão dela sendo cantada para o papa João Paulo 2º", lembra. 


Rir pra não chorar




Como eu me sinto quando...





Por qué quieres más a tu perro que a las personas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Ocorreu um erro neste gadget