terça-feira, 19 de julho de 2016

Como eu me sinto quando...o final de semana tá muito bom e chega a segunda.

Gato Bugado



Patylink




Alerta: Possíveis suores pelos olhos



Pataquada

quack



Old But Gold... Margot




Como eu me sinto quando...




…a pessoa na minha frente no quilo leva meia hora pra se servir.

image

…tô falando mal de alguém e vejo que a pessoa tá perto de mim.

image


…o final de semana tá muito bom e chega a segunda.




…bate aquela vontade de usar o banheiro de repente.



…alguém me pega fazendo alguma coisa suspeita.

image


PPA também é Cultura

CAPINALEMOS

CapinaLemos – Garota Exemplar

capinalemos
Salve CapinaLeitores!!!!
Depois de muito tempo estamos de volta!
E hoje vou falar de um livro que apesar de lançado a 4 anos, tem o tipo de história que vai ficar vivo por muito tempo na sua cabeça. Hoje o nosso livro é Garota Exemplar da autora Gillian Flynn
Se você ainda não leu o livro e nem viu o filme, segue a sinopse:
Na manhã de seu quinto aniversário de casamento, Amy, a linda e inteligente esposa de Nick Dunne, desaparece de sua casa às margens do Rio Mississippi. Aparentemente trata-se de um crime violento, e passagens do diário de Amy revelam uma garota perfeccionista que seria capaz de levar qualquer um ao limite. Pressionado pela polícia e pela opinião pública e também pelos ferozmente amorosos pais de Amy, Nick desfia uma série interminável de mentiras, meias verdades e comportamentos inapropriados. Sim, ele parece estranhamente evasivo, e sem dúvida amargo, mas seria um assassino?
GarotaExemplar (3)
Gillian Flynn é um dos grandes nomes do suspense na atualidade e Garota Exemplar esta ai para provar isso.
O livro é envolvente e a linguagem de Flynn é atual e sagaz, com algumas tiradas sensacionais e nenhum pudor para falar sobre sexo, machismo ou qualquer outro assunto tido como polêmico. O tipo de leitura que não me cansa em nenhum momento. Mesmo para quem já viu o filme eu recomendo a leitura (Como foi o meu caso) pois o livro é rico em detalhes e faz com que todo o desenrolar da história seja coerente até nos detalhes. Vale muito a leitura.

ATENÇÃO: O TEXTO A SEGUIR CONTÉM SPOILERS DO LIVRO
Um dos pontos altos da história é que no ponto de vista de Nick, temos a imagem de Amy a partir das anotações do seu diário. Ela realmente parece ser a garota exemplar ali e em momento nenhum ela pinta Nick como um pilantra, apenas relata as suas mancadas como aquela sua amiga burra que é traída, apanha e não larga o marido. Você conhece essa personagem. Você sabe que ela existe. Você muitas vezes sabe o final dessa história.
Então você se apega a história dela e… BAM! Na sua cara! Amy Exemplar é na verdade a Piranha Psicótica como Nick carinhosamente a apelida. Dentro desse contexto, porém existem alguns pontos que são muito bem desenvolvidos no livro e muito reais e atuais na sociedade. Segue alguns deles:
Relacionamento Amoroso
Flynn nos mostra que muitas vezes somos tentados a ir pelo caminho fácil, a encontrar uma válvula de escape para nossas responsabilidades. Nos relacionamentos isso não é diferente. Depois de um tempo, as coisas passam a não dar tão certo e então vem a velha justificativa: “Ela(e) mudou muito.”
Será?
GarotaExemplar (10)
Pare e pense comigo. Você está conhecendo uma pessoa interessante. Vocês começam a discutir seus gostos. A pessoa diz que gosta de algo que você não curte muito, mas tolera. Imediatamente você:
A – Fala que realmente não curte muito aquilo e explica os motivos.
B – Fala que tanto faz, mas que não vê problemas.
C – Concorda que também gosta daquilo para criar uma afinidade com a pessoa.
Na maioria dos casos optamos pela C, pois é o caminho mais fácil, novamente o caminho mais fácil. E depois de uns 2 meses (Ou 6, ou um ano) deixamos de fingir e começamos a evitar aquilo, afinal nunca gostamos daquilo, não é? Se a pessoa te conhece, ela deveria saber disso.
É engraçado como algumas coisas tão óbvias que já fiz na minha vida amorosa precisaram ser esfregadas na minha cara nesse livro. Nós criamos uma versão 2.0 de nós mesmos para facilitar as coisas e com o tempo vamos ficando com preguiça e voltamos a usar a 1.0. Isso é a ruina de muitos relacionamentos e isso é ilustrado de maneira brilhante e doentia nessa história e Amy mostra para Nick que depois de viverem a versão Casal 2.0 ele jamais será feliz com uma mulher qualquer sem expectativas. Você conseguiu chegar em um relacionamento que extraiu a melhor versão de você e do que você espera da sua parceira. É difícil se acostumar com um relacionamento medíocre depois disso. Apesar de ser doentio pensar nos dois juntos depois de tudo o que acontece, isso ainda tem seu fundo de verdade.
GarotaExemplar (2)
Relacionamento com os Pais
Temos lógico, todo o histórico de Amy desde a infância até a vida adulta nos provando o quão manipulador e diabólico é possível ser se você tiver disciplina, paciência e concentração.
Amy nos mostra outro assunto delicado: pais que exploram os filhos. Nada justifica sua mente doentia, mas a educação que lhe é dada e as cobranças através da Amy Exemplar ajudam a desestruturar ainda mais o seu psicológico. Amy também acredita que o fato de ser filha única torna as coisas mais difíceis:
“Há uma responsabilidade injusta que vem com o fato de ser filha única – você cresce sabendo que não tem o direito de desapontar, não tem nem o direito de morrer. Não há um substituto por perto, é você. Isso a torna desesperada para ser impecável e também a deixa embriagada de poder. É assim que déspotas são feitos. ”
Nick também teve problema com o pai machista e durão e sua mãe sempre doce e carinhosa com ele. Nick se desenvolve sem conseguir expressar suas emoções em público e em alguns momentos revelar que internamente ele tem seu lado machista como o pai, algo que sempre condenou.
Quantas vezes nós somos Nick nesse ponto? Quantas vezes assumimos comportamentos que abominávamos em nosso pais? O que faremos em relação a isso?

Relação de confiança
Nick confiava em Margo para tudo. Sua irmã gêmea, sua metade. Isso as vezes nos leva a acreditar que as pessoas com as quais temos afinidade sempre vão entender nossas motivações e ações. Elas têm de entender (Ao menos assim pensamos). O que acontece quando essa relação é abalada? Quando esse porto seguro passa a desconfiar ou de apoiar você? As expectativas que criamos em algumas pessoas as vezes não são atendidas. Até que ponto uma pessoa pode entender as suas atitudes? Acobertar os seus erros? Nick se decepciona pelo fato de sua irmã em alguns momentos duvidar dele mas hey Nick, você mentiu para ela não foi? Você escondeu coisas dela não? De quem é a culpa afinal?
GarotaExemplar (9)
Mídia
Após o sumiço de Amy, acompanhamos toda a movimentação da mídia em torno do caso. E vemos ela mudar de lado. Mais de uma vez. Quantas vezes nós formamos opiniões e vomitamos ela sem ao menos ter outra versão do caso? Quantos casos assim nós acompanhamos semanalmente nas redes sociais? Temos uma facilidade imensa de julgar as pessoas e de expor nosso julgamento antes mesmo de saber todos os fatos do ocorrido. Pare e reflita, nos últimos seis meses, quantos casos tiveram um desfecho rápido por conta da pressão da mídia? E quantos deles estavam corretos? Quantos Nick Dunne nós crucificamos anualmente? Até onde vai a hipocrisia das pessoas?
GarotaExemplar (6)
Garota Exemplar é um livro sobre um crime e sua investigação, mas por trás desta trama temos tudo o que foi citado acima e mais. Vou me casar no fim do ano e minha noiva não gostou da ideia de eu ler esse livro tão próximo de casar (Ela viu o filme e sabe do que se trata) mas eu digo que foi realmente uma experiência muito boa para mostrar o quanto nós mesmos minamos a nossa vida criando versões melhoradas de nós mesmos e espalhando essas falsas verdades em meio ao
s nossos relacionamentos para depois esquecer onde enterramos essas minas e irmos caminhando passo a passo para detonar todos os nossos monstros.
Se você está em um relacionamento pare neste momento, pense no seu parceiro(a) e pergunte:
No que você está pensando? Como está se sentindo? O que fizemos um ao outro? O que faremos? ”
GarotaExemplar (7)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...