quinta-feira, 11 de junho de 2015

OLD BUT GOLD! PPA também é Ciência - Existem partes do corpo humano desnecessárias?

Momento "Óóóuuunnn" - Extreme




OLD BUT GOLD! PPA também é Ciência - Existem partes do corpo humano desnecessárias?


Sim, e não são poucas. São resquícios de mecanismos que já foram úteis no dia a dia dos nossos ancestrais. Mas, como a nossa adaptação social é mais rápida que a biológica, muitos deles perderam sua função mas ainda continuam lá, só ocupando espaço ou nos causando transtornos. 
As próximas gerações provavelmente não os terão. Por exemplo, algumas pessoas já não desenvolvem os dentes do siso e, na brincadeira, são chamados de "o próximo passo evolutivo", num paralelo com os X-Men. Mas é um conceito errado, já que o termo "evolução" é empregado quando rola uma adaptação que melhore significativamente a sobrevivência e/ou reprodução do indivíduo. E duvido que vc conheça uma menina que tem atração maior por pessoas que naturalmente não têm siso. 
Mas vamos listar logo algumas das partes inúteis que os reais X-Men provavelmente não terão mais:
1. Ponto de Darwin: é essa dobra na borda superior da orelha. Servia para captar melhor sons distantes, auxiliando na caça e proteção contra predadores. Hoje, para ir pro mercado, vc não precisa dela.
2. Músculos auriculares externos: a função principal deste conjunto de três músculos é mexer as orelhas, assim como um cachorro, gato, vaca e tantos outros animais. De novo, servia pra captar melhor os sons. Hoje, no máximo para arrancar umas risadas rápidas na mesa do bar. Sim, algumas pessoas ainda conseguem mexer as orelhas, como um dos membros da nossa equipe.
3. Terceira pálpebra: é esse pedacinho melequento no canto do olho onde junta a remela. Antigamente, era uma pálpebra extra que auxiliava na hidratação do globo ocular, como a das aves e dos répteis.
4. Dentes do siso: usávamos quando precisávamos mastigar a carne crua. Depois que aprendemos que assada ela fica mais molinha, não precisamos mais dele. 
5. Mamilo masculino: desenvolvido ainda quando o feto não tem a diferenciação sexual, o mamilo perde sua função essencial quando o feto vira masculino, embora ainda seja sensorial e (pasme) possa ser estimulado a produzir leite. 
6. Vesícula biliar: não sejamos injustos - ela até ajuda. A vesícula é um saquinho grudado no fígado que armazena a bílis, que é o nosso detergente natural. Quando chega gordura pra ser digerida, a vesícula entra com a bílis e tudo facilita. O problema é quando surgem cálculos (tipo umas pedrinhas) por lá. A dor é tão intensa que não compensa - melhor remover.
7. Cóccix: é o ultimo osso da nossa coluna vertebral, composto de 5 ossos agregados, resquício do rabo nos nossos ancestrais. Mas o rabo perdeu sua função e sumiu na maioria dos humanos. Sim, maioria, pois ainda existem raros casos de má-formação onde o rabo ancestral aparece. Não é a coisa mais linda do mundo, mas, se vc quiser, pode conferir aqui.
8. Útero masculino: também derivado das primeiras semanas da gestação, o homem permanece com a estrutura primária do útero próximo a sua próstata. Não é nada demais, não incomoda e nem funciona, só está lá.
9. Apêndice: é um rabichinho de músculos preso ao intestino grosso. Ele auxiliava na digestão da celulose, mas há muito tempo que nossa alimentação não é mais uma dieta exclusiva de vegetais, então ele perdeu a função e hoje só é citado quando infecciona e precisa ser removido. Mesmo se vc for vegetariano ou vegano não se preocupe, pois consegue viver sem ele.  
10. Eriçador de pêlos: eles deixam os pelos em pé quando estamos com frio, a fim de criar uma camada mais espessa e nos proteger. Muitas espécies ainda têm neles grandes aliados, mas em nós nem causam mais efeito, pois mal pelos temos. Aliás, os próprios pelos tendem a deixar de existir, já que desenvolvemos outros meios de nos proteger do frio.
11. Dedos do pé: fora o dedão, que nos dá equilíbrio e estabilidade, os demais já não têm mais a menor utilidade. A não ser o dedinho, que desenvolveu a função de bater em qualquer quina e doer. Muito.

Deus

2678

Cristãs lançam campanha para se referir a Deus como ‘Ela’

Mais sobre: Notícias Populares

Um grupo de cristãs lançou campanha para incentivar os fiéis a se referirem a Deus como “Ela”.
Batizado de Watch e mais conhecido como Mulheres e a Igreja, o grupo afirma que usar apenas o “Ele” nos rituais e nas orações faz com que Deus seja mais parecido com homens, o que configura um caso de sexismo.

Uma das líderes do movimento é a pastora anglicana Emma Percy, responsável pela capela do Trinity College, em Oxford (Inglaterra). Ela disse ao “Sunday Times”:
“Quando usamos apenas o masculino para Deus reforçamos a ideia de que Deus é como um homem. Assim, sugerimos que Deus é mais semelhante aos homens do que às mulheres”.

Mas diz aí, Deus. Você é homem ou mulher?

2681



2680

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...