terça-feira, 9 de setembro de 2014

PPA 09/09 - O biólogo africano Allan Savory e a reversão de desertos em áreas verdes


Gráficos pra Tudo


Os gráficos abaixo apesar de cômicos, apresentam algumas verdades e situações que provavelmente você já viu acontecer, confira:







Charlinks 1


http://cinema.uol.com.br/album/2014/09/06/veja-imagens-de-cenas-do-cinema-e-tv-com-e-sem-os-efeitos-especiais.htm

Charlinks 2 



PPA também é Cultura

O biólogo africano Allan Savory e a reversão de desertos em áreas verdes

POR CYRO

Allan Savory é um biólogo rodesiano que descobriu como a imitação das condições naturais de presença e movimentação de grandes rebanhos é a única solução possível para a reversão de desertos em áreas verdes. A desertificação ameaça dois terços das terras do planeta. No caso do Brasil, ela é tão importante que se apresenta como uma mancha que vem desde o Nordeste brasileiro, passando por Minas Gerais e São Paulo. Desertificação no Brasil? Tem que se dar combate.
Foram já 50 milhões de hectares de desertos já recuperados sob o seu método, inclusive na Argentina.
Segue um pequeno artigo do globo rural mas antes um link do vídeo da palestra que o biólogo deu para o TED (legendado em português opcional). Palestra de cair o queixo. O problema é gravíssimo e está aumentando, mas a solução é inspiradora.

Nova técnica combate a desertificação com rebanhos
Edição 295 - Mai/10

Área antes estéril agora é rica em mata: presença de gado colabora para a reversão do processo de desertificação, segundo estudo
Allan Savory, responsável pela Operação Esperança (Operation Hope, no original em inglês) conseguiu reverter um processo que ameaça diversas regiões do continente africano e de todo o mundo: a desertificação.
Há mais de 50 anos, Savory trabalha com uma técnica que ele mesmo chamou de “gestão holística”, cujos métodos já foram implantados na montanhosa região de Northern Rockies, entre os estados de Montana, Wyoming e Idaho, nos Estados Unidos, e até mesmo no outback australiano.

Allan Savory, autor do estudo: pesquisas feitas nos EUA, na Austrália e na África
Mas foi no continente africano, em especial no Zimbábue, que a técnica mais deu resultados. Neste país, mais de 2,6 mil hectares de terras antes desérticas foram transformadas em área fértil. Para fazer isso, o método desenvolvido por Allan Savory não parece nada complicado, apesar de o pesquisador ter levado mais de 50 anos de trabalho para provar a sua eficácia.
A “gestão holística” consiste em trazer para as áreas estéreis rebanhos com muitos animais. A estratégia vai na contramão da tradicional ideia de que a criação de animais é um dos principais causadores da desertificação de terras. Como mostrou Savory, na verdade, os rebanhos pastoreados nessas áreas acabam arando o solo com seus cascos e também fertilizam-no com seus excrementos, tornando a terra novamente fértil.
A técnica, apesar de simples, surpreende a moderna sabedoria sobre a gestão do solo, que prega que as terras devem ser deixadas em repouso até a sua recuperação. No entanto, essa perspectiva não prepara o solo para receber uma nova vegetação, permanecendo duro, rachado e impermeável à chuva.
Reconhecimento
Savory e sua ONG, a African Center for Holistic Management International (ou Centro Africano para a Gestão Holística Internacional, na tradução para o português) ensinam às famílias pecuaristas como e por onde levar seus rebanhos, de modo a organizar o tempo correto para o repouso da terra e para a passagem dos animais. Por esse motivo, o projeto Operação Esperança chegou a receber o prêmio do Buckminster Fuller Institute, que confere US$100 mil para iniciativas com grandes e inéditas soluções para problemas que parecem insolúveis.

Área antes desértica (à esq.) retoma o vigor (à dir.) após receber a visita constante de rebanhos
Conforme afirmou a diretora executiva do Instituto, Elizabeth Thompson, ao site da publicação Fast Company, “estamos procurando estratégias que resolvam múltiplos problemas de uma só vez, não apenas implementações cirúrgicas que não são direcionadas à raiz do problema”.
Nesse caso, a “gestão holística” preenche os requisitos uma vez que, além de combater a desertificação na África, também permite que famílias voltem uma vez mais a tirar seu sustento da terra. Em troca, há ainda a redução da pobreza e da violência na região.

(Fotos: Fast Company Online)
Gamemaníacos das antigas entenderão...
Suas principais diferenças.
diferencas-games-1
diferencas-games-2


A melhor forma de amassar uma melancia...

Com toda raiva e poder de um machado em chamas.
7080_b3b5_390

Como eu me sinto quando...

…encontro aquela roupa que eu queria em promoção.

Por fora:
image
Por dentro:
image

…tô tentando ir embora de fininho de um lugar em que todos meus amigos tão se divertindo menos eu.

image

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Ocorreu um erro neste gadget